Se quiser construir
uma família sobre uma base sólida lembre-se que Família é um projecto de Deus,
satanás nunca faz famílias, satanás destrói familias, e como família é um
projecto de Deus eu vou basear-me mais no livro sagrado, que é a Bíblia, irei
buscar também muitas ferramentas disponíveis: livros, experiencias próprias
etc...
A FAMÍLIA É OBRA DE DEUS
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e
apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma só carne. E ambos estavam nus, o
homem e a sua mulher; e não se envergonhavam.” (Gn 2:24,25)
Quando Deus criou o casamento, Ele o fez para que homem e
mulher pudessem completar um ao outro em suas necessidades espirituais,
emocionais, intelectuais, físicas e sociais. Para que o casamento cumpra o
propósito é necessário, porém, que esteja alicerçado na Rocha que é Jesus.
O alicerce é a base sobre a qual se constrói um muro, uma
casa, um edifício. A Bíblia diz em Lucas 6:48 “É semelhante a um homem
que, edificando uma casa, cavou, abriu profunda vala e lançou alicerce sobre a
rocha; e, vindo a enchente, arrojou-se o rio contra aquela casa e não a pôde
abalar, por ter sido bem construída.”
O fato é que quando casamos trazemos toda a carga familiar que adquirimos em toda a nossa criação. Normalmente não aprendemos que só devemos conservar essa herança familiar se ela for boa e o que acontece é que preservamos conosco o bom e o ruim, o que pode prejudicar o relacionamento conjugal. Portanto, para a realização plena da aliança é necessário amadurecimento e emancipação (Gn 2:24).
Ao formarmos uma família, devemos aprender a tomar as
decisões em casal, sem nos deixar influenciar pelas posturas de nossos pais e
familiares. E para isso é preciso libertação de algumas amarras que muitas
vezes tentam prender os cônjuges.
O casal deve buscar fortalecer um ao outro, tendo como prioridade gerar
amor, comunhão e respeito no dia-a-dia. Tudo na aliança vem através da
dedicação mútua e é alcançado quando o homem e a mulher decidem:
1. Deixar a dependência emocional.
“Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua
mulher, e serão ambos uma só carne.” (Gn 2:24)
O casal, após firmar aliança, não deve morar com os pais de nenhum dos
cônjuges, mas precisam ter em mente que construir uma família fala de viver um
para o outro, cuidando um do outro. A provisão para o lar virá do trabalho dos
dois e não mais dos pais, como antes.
2. Deixar os hábitos e heranças espirituais da família.
“...sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que
fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos
vossos pais...” (I Pe 1:18).
Muitas vezes, em virtude da convivência com os pais corremos o risco de nos
tornarmos vítimas de um comportamento que poderá nos aprisionar por toda a
vida. E ao entrarmos no casamento precisamos renovar a mente com base na
Palavra de Deus.
Não podemos preservar conosco o que não é bom, por isso decida romper com
todos os hábitos e heranças espirituais que você adquiriu em sua família que
não contribuirão de forma benéfica para o seu relacionamento conjugal. Construa
seu casamento firmado na Rocha.
3. Deixar a influência de certas palavras
“A morte e a vida estão no poder da língua, o que bem a utiliza come do seu
fruto.” (Pv 18:21)
No decorrer de nossas vidas recebemos muitas palavras que são contrárias ao
propósito que Deus tem para nós. Quantas palavras que foram liberadas no reino
do espírito e acabaram nos influenciando, de forma errada, a maneira de pensar
e de agir. Essas palavras podem interferir no relacionamento e portanto, devem
ser renunciadas.
A língua maligna destrói o caluniador, o caluniado e o ouvinte e a morte causada por essas palavras, na maioria das vezes não é física, mas é mortal, porque nem sempre pode ser vista, por isso mata a alma.
A língua maligna destrói o caluniador, o caluniado e o ouvinte e a morte causada por essas palavras, na maioria das vezes não é física, mas é mortal, porque nem sempre pode ser vista, por isso mata a alma.
4. Deixar problemas de relacionamento familiar
“...tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que
nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se
contaminem; e ninguém seja devasso, ou profano como Esaú, que por uma simples
refeição vendeu o seu direito de primogenitura.” (Hb 12:15,16)
Muitas pessoas foram vítimas de agressões físicas, emocionais, sexuais e
hoje carregam amargura na alma, lembranças dolorosas que podem afetar os
sentimentos em relação aos pais e conseqüentemente em relação ao cônjuge.
A amargura prejudica o lar e impede que as bênçãos cheguem até o casal. Portanto, não alimente sentimentos negativos em sua vida, busque a cura de Deus para que você e o seu cônjuge tenham a melhor família de toda a terra.
Faça o conserto que for preciso, mas decida pela cura. A cura é o único
meio pelo qual todo o peso do passado é removido. Precisamos arrancar todas as
raízes de amargura que foram construídas no passado, porque toda raiz de
amargura produz frutos amargos e nós fomos chamados a viver uma vida de
plenitude, Jesus conquistou essa vida na cruz do calvário.
Deus tem bênçãos para a família de Gênesis a Apocalipse. Como Seus filhos
temos um direito e uma herança de vivermos cada uma dessas bênçãos. Não abra
mão de ter uma família alicerçada nas bases que a Palavra apresenta. Usufrua as
benécies de Deus para o seu relacionamento conjugal, dessa forma
vocês só têm a ganhar.